1 de outubro de 2011

Rascunho

Há exatos três anos eu abri as portas e as janelas da Choupana para vocês. Aqui vocês encontram de tudo um pouco, poema, prosa, crítica, ensaio, tudo dotado de uma poesia singular obtida pela experimentação das palavras.

A idéia (e as minhas todas têm acento) de criar o blog surgiu num encontro, em 2008, que mudaria minha vida. Naquele ano, durante a semana de letras da UNORP, houve uma exposição da fotógrafa Nathalie Gingold (com a mesma pronúncia de Rita Lee), uma figura excepcional, de olhar singular, que capta a essência da beleza, sobretudo, do feminino. Junto com a fotógrafa estava sua amiga, e naquela ocasião assistente, Jhenifer Silva, guria de riso meigo e sensibilidade à flor da pele, que se tornou uma grande e importante amiga.

Conhecendo as duas e trocando figurinhas sobre fotografia e literatura, Jheni sugeriu que, para divulgar meus escritos, eu criasse um blog. Passou o endereço do seu para eu ver como era. Encantei-me. Criei. E desde então venho compartilhando besteirinhas líricas, confabulações e cousas à toa que enternecem a alma.

Alguns bons leitores passam por aqui. Uns marcam presença, outros ficam no anonimato, outros espiam e comentam comigo em outras vias da web. O importante é que leiam.

Alguns desses leitores e amigos mais chegados que têm contato com minha escrita me perguntam quando sairá meu livro. Ironizo dizendo que não vou escrever, porque tenho blog que ninguém lê, imagina se eu escrevesse um livro... Mas o desejo, assumido ou não, de todo escritor é publicar.

Até o momento adiei por dois motivos: primeiro, porque acho que minha escrita não está madura o suficiente para publicação em livro - e não adianta tecer elogios, dizer isto e aquilo, para mim, a escrita é sempre um exercício de amadurecimento; segundo, porque é muito difícil conseguir uma editora que banque parte de sua obra, pelo menos - não acho muito interessante pagar a publicação, nem tenho grana pra isso.

Mas, devido a insistência de alguns, a vontade, a necessidade e o querer ganhar dinheiro com a literatura - sim amigos, eu preciso bancar a boemia - resolvi publicar um livro, com os escritos da Choupana, principalmente. Consultei, de imediato, três pessoas: Juliana Silveira, coração querido da literatura e da filosofia, grande amiga e confidente das questões cotidianas e existenciais, Lucas Gandin, blogueiro curitibano por quem me apaixonei na primeira leitura das linhas de sua escrita, um bom amigo literário, crítico e consciente de seu processo de criação, e Everton Sandrin, amigo amado, leitor e comentarista assíduo da casa, parte de minha consciência lógica, racional e econômica. Todos aprovaram a idéia e incentivaram o projeto. Precisava de uma consultoria mais técnica. Depois, consultei outros amigos mais chegados e minha namorandinha, Lene, que tem me apoiado muito nisso.

Mas não é um livro pronto que vai sair acabadinho por uma editora. Eu mesmo hei de confeccioná-lo, manuscrevê-lo, distribuí-lo. Em tempos de modernidade tecnológica e e-book, opto pelo livro artesanal, de processo de confecção quase medieval, tudo para dar charme e singularidade à publicação.

Os livros serão vendidos apenas sob encomenda. Cada livro terá 20 escritos, sendo 19 publicados na Choupana e 1 inédito para cada volume, de modo que cada livro será único. A escolha dos textos se dará por alguns processos: a) o leitor pode escolher até 19 textos que existem aqui no blog ou em outra rede social que escrevo; b) o leitor pode escolher um tema (amor, por exemplo) e eu seleciono os escritos acerca; c) o leitor pode deixar que eu mesmo monte o livro com os escritos que eu achar interessante. Nas opções b e c podem aparecer textos que não foram publicados na web, nem por isso inéditos, mas um, com certeza, será.

O formato, tamanho e acabamento do livro vão variar de acordo com a seleção de textos e de acordo com minha sensibilidade criadora. Todos serão manuscritos com minha letrinha feia - mas juro que me esforço para que você possa ler. Todos serão feitos por mim, desde a escritura até o processo final de acabamento da encadernação. Além de se deleitar com a poesia, o tomo em si será uma obra de arte. Pronto o livro, em até 30 dias a partir da encomenda, envio via correio, caso você more longe do alcance dos meus olhos.

Preços: R$ 50,00 - para aqueles que moram distantes, com postagem inclusa; R$ 40,00 para os que moram perto. Encomendas acima de três livros têm desconto especial. Pagamento via depósito em conta corrente, negociável em prestações. Tudo acertado por e-mail: marciobergamini@hotmail.com

A partir da encomenda, será feito um post para que você acompanhe o processo de confecção de seu livro, no qual você poderá vê-lo assim:








Este aí é o piloto, ao qual chamei de Rascunho. Ainda está inacabado. Conforme as etapas, faço um up das atualizações.

Bem, é isso. Já que não tenho editora, me viro como posso. =)

Agradeço aos leitores que têm me acompanhado nesses três anos. Espero que continuem se enternecendo nessa casinha humilde e que venham muitos outros anos de boas produções e parcerias.

Sintam-se à vontade! A casa é vossa...

9 comentários:

Camila B. disse...

Parabéns Berga! Achei otima a sua iniciativa! Além de publicar, ser uma obra única! Possuir traços e sentimentos seus! Magnifico, edificante!
Felicitações!

Karen disse...

Oi!! Vc acredita que essa é a primeira vez que visito sua casinha de cultura??? Parabéns querido amigo.

Unknown disse...

Pois é neah... E pensar que há muitos anos atrás éramos apenas dois amigos trocando cartas todo mês, enquanto vc morava em Manaus. Aim, como o tempo passa... Saudades enormes, e parabéns, acho que ousadia vale muito para quem quer realizar-se no mundo atual.

maria cristina disse...

bacana, Berga! sucesso! vou contar pra todo mundo (tuíter, blogue, feicebuque e orcute)

jh.sil disse...

sou obrigada a confessar minhas lástimas por não ter sido consultada em empreitada tão... tão decisiva, digamos assim. mas sou obrigada, também, a confessar minha alegria, meu bem. lembrou-me da última edição especial do selo Sereia Ca(n)tadora, na qual os livros foram, todos, confeccionados manualmente, também. eu tentei conseguir um exemplar do livro do paulo franchetti, mas foi vã a tentativa =(. agora, acho que mereço um brinde devido a minha parcela importante na vida deste que pulsa, afinal, ele não existiria, não fossem as nossas (minhas e da nathalie) 'insistências' (não, não, eu não sou interesseira, rs).

Dani disse...

Que lindo!!!!!!! amei sua ideia. Fico feliz por vc! bjs

Lene disse...

Parabéns amor! mais uma vez você surpreendeu!!!

Ana Lívia disse...

Oiiii Márcio. Já sou sua fã. Adorei sua "casinha", tenho certeza que o livro será um sucesso e quero ter o prazer de tê-lo. Parabéns e muito sucesso. Que Deus ilumine seus pensamentos e lhe conceda muita sabedoria. Saudades de você, amigão!!!. Bjos

Priscila Viana disse...

Berga, considere o meu livro encomendado. O tema dele? Algo que perpasse as nossas discussões no Evolução em Foco e se vc tiver algo sobre como é difícil estar nesse mundo sem pertencer a ele..... Beijos! Me mande uma msg via facebook para detalhes sobre pagamento etc....